Menu Fechar

Artigos

12 motivos para ter um Blog

12 Motivos para ter um blog

Elencar motivos para ter o seu próprio blog não é difícil. Existem inúmeras vantagens em ter o seu espaço online. Difícil é enumerar apenas 12 razões para o fazer.

Um dos objetivos mais comuns ao criar um blog é o de ganhar dinheiro –  fica a referência – mas esse motivo não irá ser considerado nesta lista, pois não se coaduna com o propósito do BD.

Saliento que o texto abaixo – 12 Motivos para ter um Blog – não é totalmente da minha autoria: é um excerto de um artigo que li há algum tempo, traduzido para português e com alguns retoques. Concordo com o autor e entendo que os seus argumentos permanecem atuais. Deixo o link para a publicação completa – em inglês – da autoria de Richard Goodwin no seu Blog How to Start a Blog Online. 

Motivos para ter o seu Blog

1. Ajuda a aprender coisas novas

Blogging é compartilhar o que vê ou deseja ver no mundo. É sobre ensinar ou compartilhar o que sabe, e o que está também a aprender. Ao iniciar um blog estará sempre a aprender coisas novas sobre suas áreas de interesse, para poder continuar a compartilhar sem se esgotar.

Pense desta maneira: quando decide lavar a roupa, seu objetivo é limpar a roupa, não as mãos, mas são as mãos que ficam limpas primeiro.

2. Faz pensar mais claramente

A capacidade de pensar com clareza e gerar ideias é uma das habilidades mais críticas da vida, mas é uma das coisas que não se aprende na escola. Os blogs preenchem esse vazio, ajudando a aumentar exponencialmente seus músculos ‘pensadores’.

Irá aprender a refletir profundamente sobre a sua vida, os seus relacionamentos e a sua sociedade; envolver-se intelectualmente com os outros, apreciar os pontos fortes dos argumentos e apontar as suas falhas; aprecie as pequenas distinções entre o quê, porquê e como; o nexo e a disparidade entre desculpas e justificativas, e assim por diante.

3. Ajuda a escrever melhor

Muitas coisas aumentam a capacidade na escrita ao longo dos anos, mas nenhuma delas é tão consistentemente desafiante como ter um blog.

Eis o motivo: o domínio da escrita vem com prática constante e os blogs são exatamente isso. No seu livro épico, On Writing, Stephen King discute como uma vez ele não escreveu por várias semanas devido a um acidente e como quando ele começou a escrever novamente, suas palavras não estavam a fluir bem.

É assim que a inconsistência enfraquece seus músculos da escrita e é por isso que o blog, que mantém-no(a) a escrever regularmente, ajuda a escrever melhor.

4. Desafia-o

Sejamos honestos, todos precisamos fazer algo desafiador em alguns momentos da vida. É fácil deslizar para nossas zonas de conforto. Não com os blogs!

Embora seja fácil iniciar um blog, geri-lo não é. Criar ideias interessantes, interagir com os leitores e criar uma comunidade em torno do blog são desafios impressionantes que o(a) obrigam a continuar a aprender. Um ótimo exemplo disso é o blog digitizd.

5. É grátis (ou acessível)

Qualquer pessoa pode iniciar um blog gratuitamente. E se quiser mais liberdade com o seu blog, pode auto hospedar-se, o que é acessível para quase todos.

O que pagará por um pacote de hospedagem e um nome de domínio é idêntico a uma ida ao ao cinema por mês. Com menos de 60€/ano, você pode começar e ter seu blog em execução em 30 minutos.

6. Disciplina a pessoa

Aparecer em intervalos regulares é difícil. Os blogs ajudam a cultivar essa disciplina.

Pessoalmente, tenho alguma preguiça de conectar-me com as pessoas e de manter agendas. Mas com o blog, há um incentivo para escrever e publicar com frequência, realizar o trabalho e evitar desculpas.

7. Pode promover sua arte ou hobby

Todos nós temos coisas que nos fazem funcionar. Seja para escrever, fazer contas, desenhar, pintar ou cantar, um blog pode ajudá-lo(a) a promovê-lo.

Prima Hugh MacLeod, que desenha nas costas dos cartões de visita e, todos os dias no seu blog publica um desenho. Graças a isso, ele inspirou centenas de milhares de artistas e ajudou-os a viver seus sonhos sem passar fome.

Esta peça inspiradora de Leanne Regalla fornece um exame aprofundado de como 49 pessoas criativas usam os blogs para promover sua arte.

8. Aguça a sua observação

Os blogs desafiam a olhar além do óbvio, fazer perguntas onde todos simplesmente concordam e definir o status quo de cabeça para baixo. Quanto mais publicar no seu blog, melhor verá e apreciará os pequenos detalhes que os outros consideram garantidos. Isso se traduzirá numa memória melhor e num desempenho aperfeiçoado noutras coisas que faz.

9. Aumenta o seu negócio offline

De acordo com um estudo da Intelius, 78% dos consumidores consideram importante procurar informações sobre negócios online antes de decidir interagir com eles. O mesmo sucede antes da aquisição de um qualquer produto ou serviço.

A conclusão é a seguinte: os blogs ajudam a influenciar as decisões de compra dos clientes e, se sua empresa não tirar proveito disso, a sua concorrência o fará

10. Ajuda a adquirir novas habilidades valiosas

Quando comecei a ter um blog, eu não sabia nada sobre nomes de domínio, servidores de hospedagem, HTML, redes sociais, criação de link, SEO, design de blog etc. Agora conheço.

Com seu blog, instintivamente começa a aprender essas coisas e muito mais. Em pouco tempo, acumulará uma tonelada de novas habilidades valiosas das quais se orgulhará. 

11. Facilita seus problemas pessoais

Todos nós temos problemas. Seja com a saúde, a família ou as finanças. Os blogs podem ser uma uma avenida para adquirir ou readquirir a competência da escuta ativa e talvez procurar ajuda para seus problemas pessoais. E não é um problema compartilhado, um problema reduzido pela metade?

Um ótimo exemplo é o Alice’s Bucket List, um blog iniciado por Alice – que tinha cancro – aos 17 anos. Ela compartilhou os seus sonhos, a sua experiência com o cancro e as coisas que ela gostaria de realizar antes de morrer.

Ela não apenas inspirou imensamente seus leitores, mas também recebeu o apoio e o incentivo deles – o que eu acredito que era o que ela realmente precisava na altura.

12. Constrói sua rede

Os blogs ajudam a conectar-se e a fazer amizade com pessoas de todas as esferas da vida e a encontrar pessoas com interesses iguais ou semelhantes aos seus.

Esses contatos ajudam muitas vezes a crescer, a aprofundar conhecimentos e a partilhar experiências num determinado tema  ou esfera da vida, que podem ser muito benéficos para si. E isso é ótimo.

Pensar que os blogs caíram em desuso com as redes sociais é uma falsa ideia. O blog tem o seu próprio espaço online e é complementado pelas redes sociais, que são sem dúvida, veículos por excelência para a divulgação e partilha de conteúdos.

Um blog pode ser uma boa fórmula para ter um novo hobby ou ocupar parte do seu tempo disponível a partilhar o seu conhecimento num ramo específico, e é sem dúvida aconselhável para todos aqueles que estão reformados, sobretudo durante o período de Inverno, que é para alguns, mais sombrio. O “não ser do seu tempo” é uma expressão pouco realista, pois estamos todos vivos, a viver ao mesmo tempo e no mesmo mundo. Reforça a memória, a competência escrita, combate a tristeza e a inércia.

Com um blog ganha outro género de conhecimentos, o que pode ser muito positivo, e quem sabe, até uma maneira de descobrir capacidades e interesses até aí desconhecidos.

#BDBombom, #motivosparaterblog, #blog, #blogging, #terblog, #online

____________________

0
Publicado em Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *