Menu Fechar

Artigos

Estamos numa nova era?

Estamos numa Nova Era?

Alguma vez pensou… ou …

Sonhou ser possível ter uma viatura com acesso à internet, um carro com conetividade?

E recuando um pouco mais no tempo, há 30 anos ao efetuar um cálculo com uma máquina de calcular pensou: Ah, um dia irei fazer o mesmo num… telemóvel…

E ao fazer um mapa numa máquina de escrever, congeminou: hei-de fazer isto mais depressa e melhor num programa chamado “excel”?

  • Sim, pensou? Então teve sensibilidade para antecipar uma época digital. Ótimo!
  • Não? Excelente! Pertence ao grupo onde se encontram a maioria das pessoas.
  • Talvez? Está integrado no grupo de todos aqueles cuja imaginação e vontade de inovar faz mover montanhas. Fantástico!

Atualmente estamos num mundo global onde tudo decorre a uma velocidade jamais vista, as distâncias tornaram-se relativas, estamos todos mais informados e exigentes e a IoT (a Internet das Coisas) é uma realidade.  

Estamos sem dúvida, numa nova era. A era digital.

As formas de comunicação modificaram-se, quase todos nós estamos em rede, e consequentemente os modelos de negócio denominados de puramente tradicionais estão a ser ultrapassados por outros, mais informatizados, descentralizados e globais.

A nível individual ou a nível profissional, já não basta ter um endereço físico. A esse tem de se associar um outro: o virtual. É vital estar presente fisicamente, mas também online, acessível virtualmente, quer seja para comunicar com os amigos e familiares que estão distantes de nós ou com os clientes, para comercializar produtos ou para adquirir-los, para anunciar a abertura de uma filial da nossa empresa ou para anunciar que iremos organizar uma festa de inauguração da nossa casa nova, o que quer que seja, tem de ser feito por diversas vias: email, sms, messenger, whatsapp, publicação no facebook ou no twitter, etc.

Tudo isso requer uma presença online, uma adesão consciente ao digital. Quer seja para um negócio, para uma empresa ou para si, um cidadão comum, a adesão aos novos meios disponíveis, ter um blog ou um site e uma presença em redes sociais, contribuem para se manter atualizado, acessível e visível.

O comentário mais habitual de todos aqueles que não nasceram em pleno boom digital é :

“Ah, isso não é do meu tempo. É muito complicado, não me entendo com nada disso…”

“Perigoso…” – dirão uns quantos outros

“Oh, sempre vivi assim, vivo bem sem isso!”

(é verdade que vive bem, mas é claro poderia viver melhor… )

Como não há nada como aplicar o máximo de transparência naquilo que se faz ou que se escrever, por isso, aqui vai:

Contrariamente ao que poderá estar a pensar neste momento, também eu sou do tempo dos mapas feitos em máquina de escrever e, mais atrás ainda, dos gráficos elaborados à mão em papel milimétrico. Surpreendido(a)?

E se eu agora estou por aqui, é prova mais do que certa (a prova provada), de que qualquer pessoa consegue aprender, utilizar, idealizar, construir e gerir o seu próprio espaço online. Utilizar e aproveitar o conforto proporcionado pela tecnologia faz parte do mundo em que nos movemos, e é uma mais valia. Se eu consegui – ou para ser mais correta, estou a conseguir – qualquer outra pessoa obviamente também conseguirá. Querer é a palavra-chave!

E então? Pronto(a) iniciar o seu caminho?

Não se deixe ficar para trás.

Vamos a isso!

#BDBombom, #novaera, #digital, #tecnologia, #inicio, #caminho, #online

____________________

0
Publicado em Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *